domingo, 22 de dezembro de 2013

Estreando!

Bem vindos ao blog do Estúdio Heyokah!

Pra começar, nada melhor que contar nossa origem. O Estúdio nasceu como um desdobramento da Trupe Por um Fio, originalmente com o nome de Estúdio Por um Fio e o propósito de produzir filmes em stop motion.

 

Logo do Estúdio Por um Fio, e desenho original da logo do Estúdio Heyokah

Nosso segundo nome foi Estúdio Mundo Cão, que posteriormente tornou-se o selo Mundo Cão Filmes. Por fim, decidimos por "Heyokah".

Heyokah é um xamã das tradições dos indígenas norte-americanos; é chamado assim pelos Sioux, e de Koshari pelos Hopi e Pueblos. Heyokah é um xamã que faz tudo ao contrário, e, com isso, faz as pessoas rirem, amenizando seu sofrimento e medo do desconhecido:

Ó Heyokah!
Faça-me rir para que eu volte a ser humano.
Permita-me ver o meu caminho torto.
Ó Heyokah!
Como é que você pode ser assim - do contra,
e me fazer aprender tanta coisa?
Ó Heyokah,
a piada sou eu
mas na próxima é a sua vez"


Heyokah também faz as pessoas questionarem se o que ele está fazendo é certo ou errado, e, assim, as faz questionar as próprias crenças e hábitos, que às vezes não servem mais. Ele prega peças nas pessoas, para que reflitam. De forma alguma elas se sentem mal por isso; ao contrário, é uma honra ser escolhido por ele, pois assim se está ajudando as outras pessoas a também refletirem sobre suas atitudes. Da mesma forma, diz às pessoas arrogantes o que fazer, e elas, fazendo exatamente o oposto, também aprendem sua lição.

Escolhemos esse nome pois no processo de criação é preciso ter a mente livre e o coração aberto. Às vezes, é bom virar tudo de ponta cabeça pra gente ver as coisas de outro ângulo. E sem perder a diversão, pois, para Heyokah, o sagrado combina com o irreverente.

Iasmim Kali

Fonte: Sacred Path Cards: The Discovery of Self Through Native Teachings, de Jamie Sams, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário